TÍTULO DA PRÁTICA: APRESENTAÇÃO DA MAQUETE – NOÇÕES INTRODUTORIAS DE ECOLOGIA.
DATA DA EXECUÇÃO: 21/06/2012
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 6º ANO B DA
UNIDADE ESCOLAR MARIA DO CARMO REVERDOSA DA CRUZ
JUSTIFICATIVA:
A utilização de recursos que visem a eficácia na absorção do conteúdo, deve ser minuciosamente feita com base no desenvolvimento do alunado em questão. Ainda mais quando se refere a escolas públicas, onde por falta de recursos ou motivação docente não é muito difícil encontrar métodos e atividades didáticas que instiguem o interesse dos alunos. Tendo em vista a falta de contato dos mesmos com esse tipo de atividade, isso facilita a busca por atividades que transforme a empolgação em interesse.
A utilização de recursos que visem a eficácia na absorção do conteúdo, deve ser minuciosamente feita com base no desenvolvimento do alunado em questão. Ainda mais quando se refere a escolas públicas, onde por falta de recursos ou motivação docente não é muito difícil encontrar métodos e atividades didáticas que instiguem o interesse dos alunos. Tendo em vista a falta de contato dos mesmos com esse tipo de atividade, isso facilita a busca por atividades que transforme a empolgação em interesse.
E,
se tratando do assunto "ecologia", existem inúmeras possibilidades de
abordagem que podem facilitar a visualização dos fenômenos da natureza que a
envolvem. A maquete é um bom exemplo de representar fenômenos por meio da
reprodução em pequena escala de situações reais, possibilitando uma abstração
mais eficiente. A observação da maquete estimula o aluno a analisar o que se
está sendo proposto.
Através da maquete, pode-se analisar a paisagem de forma
integrada, além disso a maquete contribui, também, no aprendizado de alunos
portadores de deficiência visual, podendo estes, sentir as diferentes formas do
relevo através do tato.
Devemos estar conscientes de que, em geral, a teoria da
comunicação não está restrita à capacidade expressiva dos símbolos gráficos,
mas também inclui a comunicação através de sons, linguagem oral e escrita,
mímica, figuras (estejam elas em movimento ou não).
OBJETIVOS:
A maquete teve o intuito de mostrar aos alunos do 6º ano a ecologia de forma mais atrativa e motivadora. A maquete abordou conteúdos que foram desde os conceitos de organismo à biosfera, fotossíntesse e cadeia alimentar.
Gerais:
Específicos:
A maquete teve o intuito de mostrar aos alunos do 6º ano a ecologia de forma mais atrativa e motivadora. A maquete abordou conteúdos que foram desde os conceitos de organismo à biosfera, fotossíntesse e cadeia alimentar.
Gerais:
- Promover de forma interativa a fixação de conteúdos já abordados.
Específicos:
- Ilustrar os conceitos pertencentes à noção introdutória de Ecologia, como: organismos, espécie, comunidade, população, ecossistema, biosfera, fotossíntesse, e cadeia alimentar.
- Estimular o aluno a realizar uma análise integrada da maquete, através da discussão de temas propostos.
MATERIAIS:
- Isopor
- Cola de isopor
- Cola de papel
- Papel crepom
- Papel camurça
- Massa de modelar
- Cola colorida
- Gel de cabelo
- Animais de plástico
METODOLOGIA:
A maquete foi apresentada pelos bolsistas em duas turmas do 6º ano nos horários correspondentes a turma de sua responsabilidade. A maquete foi explicada pelos bolsistas (sob a orientação da professora da turma, Célia Regina, que se manteve durante toda a exposição em sala de aula) aos alunos conforme a sequência dos assuntos no livro, e os mesmos acompanhavam com participação. Foi de fundamental importância evidenciar cada detalhe contido na maquete, tendo em vista sua confecção embasada no assunto a ser explanado.
A maquete foi apresentada pelos bolsistas em duas turmas do 6º ano nos horários correspondentes a turma de sua responsabilidade. A maquete foi explicada pelos bolsistas (sob a orientação da professora da turma, Célia Regina, que se manteve durante toda a exposição em sala de aula) aos alunos conforme a sequência dos assuntos no livro, e os mesmos acompanhavam com participação. Foi de fundamental importância evidenciar cada detalhe contido na maquete, tendo em vista sua confecção embasada no assunto a ser explanado.
Os assuntos referem-se a temática ecologia. Para tanto, foi
elaborada uma “minifloresta” para que os alunos tivessem uma visualização ampla
do que pode ser nela encontrada para então nos determos ao que realmente se
pretendia mostrar. Foram acrescentados a maquete animais de brinquedo para
exemplificarmos os conceitos de organismo, espécie, população e comunidade.
Além da floresta, foi agregado a ela também o mar, rio, e uma lagoa onde
mostramos os diferentes tipos de ecossistemas e hábitats estudados, e ao final
desta explanação abrangermos o conceito de biosfera.
Sendo assim, a maquete abordou outros conceitos como:
fatores bióticos e abióticos que podiam ser representados pelos animais e os
vegetais e água e ar, respectivamente. Os mesmos animais e vegetais foram
utilizados para comentar sobre cadeia alimentar (e nicho ecológico), e estes
também, para explicar fotossíntese.
RESULTADOS:
O dinamismo e a curiosidade são dois fatores que muito contribui para explanação de conteúdos. No momento em que era explicada a temática da maquete os alunos respondiam com participação. Comprovando que, foi possível estabelecer de forma interativa a fixação de conteúdos já abordados, pertencentes à noção introdutória de Ecologia.
Foi uma forma eficaz de informar. Ou seja, se conseguiu
transformar a curiosidade e entusiasmo em participação, e, por conseguinte,
aprendizado.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
- BARROS, C.; PAULINO, W.R.. O meio ambiente. 4 ed. São Paulo: Ática, 2009.
VISUALIZAÇÃO DA MAQUETE
6º ANO A
6º ANO B
Lindo!!! Gostei mto da sua idéia, vou aplicar na minha sala!!!!
ResponderExcluirExcelente ideia, lindo e oportuno projeto!
ResponderExcluirComo fez?
ResponderExcluirparabens
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