quarta-feira, 26 de junho de 2013

Filme como ferramenta de didática (Wall-e)


Título: Filme Wall-e. Uma alternativa metodológica para o ensino de ciências. Um Relato de experiência em Teresina PI.

Data de execução: Novembro de 2011

Serie/Turma/Escola: A experiência foi realizada em 04 (quatro) turmas totalizando cem (100) estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, da Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, Teresinam, PI.

Objetivos:
  • Conscientização da problemática do lixo;
  • Trabalho em equipe;
  • Trabalhos de contextualização conteúdo/filme:
    • Ano luz;
    • Tecnologia;
    • Ar;
    • Insetos;
    • Fotossíntese;
    • Cadeia alimentar;
    • Obesidade;
    • Acúmulo de lixo;
    • Plantas X Respiração
Material e Metodologia: O projeto Wall-E foi divulgado junto ao corpo técnico, docente e discente da escola em pauta, para estreitar as relações com os docentes e discentes.
A partir de então, estabeleceu-se o plano de atividades metodológicas direcionando o ensino de ciências sob a orientação dos bolsistas de biologia da UESPI e a colaboração dos docentes da unidade escolar supracitada. Como atividade inicial para os estudantes que serviu de subsídio para atividades subsequentes, destaca-se a exibição do filme Wall-E que trata da problemática “lixo”.
Para melhor aproveitamento na aprendizagem dos referidos alunos, distribuiu-se de forma aleatória cartões de cores vaidades, visando evitar conversas paralelas. 







O percurso seguinte do projeto foi o planejamento sistemático, em reuniões, das atividades de leituras, reflexões teóricas pelos bolsistas e docentes e execução pelos estudantes de pesquisas em livros, revistas e internet para produção de cartazes em grupos sobre temáticas de acordo com a série: ano luz, tecnologia, ar, baratas, fotossíntese, cadeia alimentar, obesidade, acúmulo de lixo e plantas X respiração, utilizando materiais como cartolinas, revistas, pinceis, papeis, tesouras, entre outras. A finalização deste projeto culminou com a apresentação oral dos cartazes produzidos e expostos no pátio da escola.





Resultados: Os resultados dos estudos das leituras, discussão e produção realizados evidenciaram que as alternativas metodológicas aplicadas no ambiente escolar contribuíram para dinamizar as aulas de ciência do 6º ao 9º ano da Unidade Escolar Mº do Carmo Reverdosa da Cruz. Observou-se que no desenvolvimento das atividades, propiciou a manifestação e seu posicionamento próprio e favorecendo a comunicação com o grupo e o trabalho em equipe e por um aprendendo por meio de sua própria experiência.


Link para o resumo publicado na 64ª Reunião do SBPC, 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário