quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Jogo de Perguntas e Respostas sobre os Vertebrados

Data de execução: 02 de dezembro de 2013.

Serie/Turma/Escola: Turma de 7º ano, turno tarde, Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, Teresina – PI

Objetivos:
Reconhecer as características gerais, habitat, reprodução e representantes dos peixes, anfíbios, aves, repteis e mamíferos, através de um Jogo lúdico de perguntas e respostas, que incentive o conhecimento e aprendizado sobre os vertebrados.

Material:
  • Envelopes
  • Cartolina
  • Cola
  • Pinceis
  • Tesouras

 Metodologia: A turma foi primeiramente dividida em cinco grupos com 3 alunos cada e foram enumerados com as fichas- número de 1 a 5. As perguntas foram colocadas em forma de slide projetadas no datashow, eram sendo feito pelas monitoras na sequência dos grupos, o grupo que não soubesse responder passava a vez para o grupo seguinte. Cada resposta certa era colocada uma ficha-acerto nos envelopes que foram colocados no quadro enumerados de 1 a 5 de acordo com os grupos formados. Ao final foi feita a contagem com os alunos das fichas que estavam no envelope.

Foto 1: Premiação do grupo vencedor; Fichas-acertos e envelopes enumerados utilizados no jogo.

Resultados: Dos cinco grupos, houve um que se destacou com maior número de acertos as perguntas que foram feitas durante o desenvolvimento da atividade e que no final recebeu premiação. Porém, todos os alunos mostraram-se bastante participativos durante o jogo, aprendendo de forma lúdica e competitiva.

Foto 2: Execução do jogo na sala de aula


Conclusão: Concluiu-se que além da atividade ter servido para reconhecimento das características gerais dos vertebrados através de um jogo lúdico de perguntas e respostas, serviu também como exercício de revisão  para a avaliação mensal quantitativa.

Quadro Comparativo das Classes de Artrópodes

Data de execução: 23 de setembro de 2013.

Serie/Turma/Escola: Turma de 7º, turno tarde, Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, Teresina – PI

Objetivos:
  •     Caracterizar os representantes dos Artrópodes
  •    Diferenciar as classes dos Artrópodes


Material:  As fichas do quadro comparativo foram confeccionadas com papel cartão, cartolinas, cola, régua, lápis, pincel.

 Metodologia: Foi confeccionado um quadro comparativo das classes dos artrópodes (aracnídeos, insetos, diplópodes, quilópodes, crustáceos) em cartolina, onde havia palavras-chaves, como: patas, asas, antenas, representantes. Esse quadro foi sendo preenchido pelos alunos que escolhiam uma ficha e colocava no quadro, de acordo com o que este sabia sobre o conteúdo. As fichas tinham as características e as imagens dos representantes das classes,

Resultados: Houve participação ativa da maioria dos alunos que se dispuseram a preencher o quadro corretamente, cada classe com suas características e fotos dos representantes e ao final da atividade foram distribuídos bombons aos alunos que participaram da construção do quadro, como forma de incentivo e premiação.





Conclusão: Pode-se perceber que com a atividade desenvolvida somado ao conhecimento adquirido durante as aulas teórica,a maioria dos alunos mostraram se mais aptos a caracterizar e diferenciar as
diferentes classes dos artrópodes.

CAIXA DE INSETOS

Data de execução: 19 de setembro de 2013.

Serie/Turma/Escola: Turma de 7º ano, turno tarde, Unidade Escolar Maria do Carmo  Reverdosa da Cruz, Teresina - PI

Objetivos:
  • ·     Observar a morfologia dos exemplares de insetos
  •     Conhecer as principais técnicas de coleta de insetos

Material e Metodologia: Foi levada a turma uma caixa com insetos variados (besouros, borboletas, gafanhoto, libélula) onde a turma foi dividida em grupos para a melhor observação dos insetos. À medida que os alunos iam se aproximando da caixa, era explicado e mostrado as principais características da morfologia externa dos insetos, como a quantidade de patas, asas, presença de antenas e algumas técnicas de captura de inseto.

Resultados:  Os alunos mostraram-se bastante interessados e curiosos com a caixa de insetos, alguns perguntaram como se fazia para coletar os insetos, sobre as suas características externas. 



Conclusão: Esse projeto apesar de bem simples, tornou-se uma atividade que despertou o interesse e a curiosidade dos alunos sobre a classe dos Insetos. Visto que, foi possível aliar a teoria com a prática, através da observação da morfologia dos animais.