sábado, 2 de fevereiro de 2013

OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA

TÍTULO DA PRÁTICA: OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA

DATA DE EXECUÇÃO: 29/11/2012

SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 6º ANO "A" DA UNIDADE ESCOLAR MARIA DO CARMO REVERDOSA

JUSTIFICATIVA: 
O ensino de Ciências deve oferecer a oportunidade de desenvolver capacidades nos alunos que despertem a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis e assim levando os alunos a manifestar posturas críticas, realizar julgamentos e tomar decisões fundamentadas, baseadas em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada (BIZZO, 1998). Para que o pensamento científico seja incorporado pelo educando como uma prática de seu cotidiano é preciso que a Ciência esteja ao seu alcance e o conhecimento tenha sentido e possa ser utilizado na compreensão da realidade que o cerca (SANTOS, 2012).  Para compreender a teoria é preciso à experimentação (FREIRE, 1996). Assim, as aulas práticas são um recurso didático importante onde os alunos tem a oportunidade de associar a teoria e prática. Elas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos e permitir que os alunos aprendam como abordar objetivamente o seu mundo (LUNETTA, 1991).
 
OBJETIVO: 
  • Reconhecer as diferenças entre os estados físicos da água;
  • Identificar os diferentes estados físicos da água e seus processos de transformação na natureza; 
  • Vivenciar situações do dia-dia dos estados físicos da água, contribuindo assim, para a interiorização do conhecimento.
MATERIAIS:
  • Água; 
  • Formas para fazer gelo; 
  • Xícara com Pires; 
  • Garrafa Térmica com água quente; 
  • Bacia
PROCEDIMENTOS:
Foi uma aula prática demonstrativa onde as pibidianas realizaram os procedimentos abaixo descritos:
  • Encha as formas para gelo com água e coloque-as no congelador por algumas horas. 
  • Retire-as do congelador e observe o que aconteceu com a água. Faça suas anotações na ficha de observação. 
  • Despeje o conteúdo das forminhas numa bacia com água e aguarde alguns minutos. Observe e anote o que aconteceu com o gelo. 
  • Encha meia panela com água e leve ao fogo, até que a água comece a ferver. Coloque numa garrafa térmica. Depois, despeje um pouco de água quente na xícara e tampe com um pires. Deixe um minuto e retire o pires. Observe e registre o que aconteceu com o pires. 
As perguntas contidas na ficha de observação eram as seguintes:
1) Em que estado físico estava a água quando você a colocou na forma de gelo?
(   ) Sólido                                (   ) Líquido                                 (   ) Gasoso
2) Em que estado físico estava a água quando você retirou a fôrma da geladeira?
(   ) Sólido                                (   ) Líquido                                 (   ) Gasoso
3) O que provocou a mudança do estado físico da água ao retirá-la do congelador? E como se chama essa mudança de estado físico?
4) em que estado físico estava a água quando você colocou o gelo na bacia com água?
(   ) Sólido                                (   ) Líquido                                 (   ) Gasoso
5) Após algum tempo, o que aconteceu com o gelo que você colocou na bacia com água? Como se denomina esse processo?
6) Em que estado físico estava a água quando você encheu a panela e levou ao fogo?
(   ) Sólido                                (   ) Líquido                                 (   ) Gasoso
6) Após a fervura da água, o que você observou? Como se denomina esse processo?
7) Quando você cobriu a xícara com o pires e aguardou alguns minutos, o que você observou no pires ao retirá-lo?
Ao final, foi feito um jogo de perguntas e respostas para verificar se eles realmente tinham compreendido o conteúdo e quem acertava as perguntas ganhava bombom.

RESULTADOS:
Os alunos foram interessados e participativos durante a realização da prática e do jogo. E no jogo verificamos que eles realmente tinham compreendido o que foi explicado na aula e na prática sobre os estados físicos da água.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. Ed. Ática, São Paulo, SP, 1998.144p. In: HAYASHI, A. M.; PORFÍRIO, N. L. S.; FAVETTA, L. R. A.. A importância da experimentação na construção do conhecimento científico nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
FREIRE, P.. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n. 1, p. 81-90, 1991. In: LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R.. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II.
SANTOS, M. Z. M.; RAUBER, C; TESCHKE, M.; DALL’AQUA, M.; MULLER, N. T. G.. A hidroponia como recurso metodológico no ensino de Ciências. II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica – Santo Ângelo – 2012, URI, 27-29 de junho de 2012.



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