DATA DE EXECUÇÃO: 29/11/2012
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 6º ANO "A" DA UNIDADE ESCOLAR MARIA DO CARMO REVERDOSA
JUSTIFICATIVA:
O ensino de Ciências deve oferecer a
oportunidade de desenvolver capacidades nos alunos que despertem a inquietação
diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e razoáveis e assim
levando os alunos a manifestar posturas críticas, realizar julgamentos e tomar
decisões fundamentadas, baseadas em conhecimentos compartilhados por uma
comunidade escolarizada (BIZZO, 1998). Para que o pensamento científico seja
incorporado pelo educando como uma prática de seu cotidiano é preciso que a
Ciência esteja ao seu alcance e o conhecimento tenha sentido e possa ser
utilizado na compreensão da realidade que o cerca (SANTOS, 2012). Para compreender a teoria é preciso à
experimentação (FREIRE, 1996). Assim, as aulas práticas são um recurso didático
importante onde os alunos tem a oportunidade de associar a teoria e prática.
Elas podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos e permitir que os
alunos aprendam como abordar objetivamente o seu mundo (LUNETTA, 1991).
OBJETIVO:
- Reconhecer as diferenças entre os estados físicos da água;
- Identificar os diferentes estados físicos da água e seus processos de transformação na natureza;
- Vivenciar situações do dia-dia dos estados físicos da água, contribuindo assim, para a interiorização do conhecimento.
MATERIAIS:
- Água;
- Formas para fazer gelo;
- Xícara com Pires;
- Garrafa Térmica com água quente;
- Bacia
PROCEDIMENTOS:
Foi uma aula
prática demonstrativa onde as pibidianas realizaram os procedimentos abaixo
descritos:
- Encha as formas para gelo com água e coloque-as no congelador por algumas horas.
- Retire-as do congelador e observe o que aconteceu com a água. Faça suas anotações na ficha de observação.
- Despeje o conteúdo das forminhas numa bacia com água e aguarde alguns minutos. Observe e anote o que aconteceu com o gelo.
- Encha meia panela com água e leve ao fogo, até que a água comece a ferver. Coloque numa garrafa térmica. Depois, despeje um pouco de água quente na xícara e tampe com um pires. Deixe um minuto e retire o pires. Observe e registre o que aconteceu com o pires.
As perguntas contidas na ficha de observação eram as seguintes:
1) Em que estado físico estava a água
quando você a colocou na forma de gelo?
(
) Sólido
( ) Líquido (
) Gasoso
2) Em que estado físico estava a água
quando você retirou a fôrma da geladeira?
(
) Sólido
( ) Líquido ( ) Gasoso
3) O que provocou a mudança do estado
físico da água ao retirá-la do congelador? E como se chama essa mudança de
estado físico?
4) em que estado físico estava a água
quando você colocou o gelo na bacia com água?
(
) Sólido ( ) Líquido ( ) Gasoso
5) Após algum tempo, o que aconteceu com
o gelo que você colocou na bacia com água? Como se denomina esse processo?
6)
Em que estado físico estava a água quando você encheu a panela e levou ao fogo?
(
) Sólido
( ) Líquido ( ) Gasoso
6)
Após a fervura da água, o que você observou? Como se denomina esse processo?
7)
Quando você cobriu a xícara com o pires e aguardou alguns minutos, o que você
observou no pires ao retirá-lo?
Ao final, foi
feito um jogo de perguntas e respostas para verificar se eles realmente tinham compreendido o conteúdo e quem acertava as perguntas ganhava bombom.
RESULTADOS:
Os alunos
foram interessados e participativos durante a realização da prática e do jogo.
E no jogo verificamos que eles realmente tinham compreendido o que foi explicado
na aula e na prática sobre os estados físicos da água.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. Ed.
Ática, São Paulo, SP, 1998.144p. In: HAYASHI, A. M.; PORFÍRIO, N. L. S.;
FAVETTA, L. R. A.. A importância da experimentação na construção do
conhecimento científico nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
FREIRE, P.. Pedagogia
da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6. ed. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LUNETTA, V. N. Atividades práticas no
ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n. 1, p. 81-90,
1991. In: LEITE, A. C. S.; SILVA, P. A. B.; VAZ, A. C. R.. A importância das aulas práticas para alunos
jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do
PROEF II.
SANTOS, M. Z.
M.; RAUBER, C; TESCHKE, M.; DALL’AQUA, M.; MULLER, N. T. G.. A hidroponia
como recurso metodológico no ensino de Ciências. II
Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica – Santo Ângelo –
2012, URI, 27-29 de junho de
2012.
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