DATA DE EXECUÇÃO: 15/08/2012
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 6º ANO "A" E "B" DA UNIDADE ESCOLAR SANTA INÊS
JUSTIFICATIVA:
Utilizou-se o lúdico como uma ferramenta facilitadora do processo ensino-aprendizagem onde se visou o entendimento dos alunos acerca de questões ambientais atuais, buscando provocar um envolvimento interdisciplinar e uma mudança de comportamento nos discentes, para que, a partir de então, mais atores sociais deem continuidade à preservação ambiental.
- Despertar a consciência ambiental;
- Levar aos alunos a perceberem que o lixo é um problema a ser resolvido;
- Compreender que o lixo tem seu valor econômico e sempre se deve procurar reutilizá-lo e reciclá-lo;
- Entender que o reaproveitamento e a reciclagem é importante para a redução do lixo.
MATERIAIS:
- Cartolinas
- Figuras de objetos jogados no lixo
- Durex
- Envelopes
METODOLOGIA:
Foram recortadas figuras de jornais e revistas de uma série de itens como: Pneus usados, garrafas pets vazias, cascas de frutas, restos de comidas, pilhas de rádio, CPUs de computadores usados, celulares velhos, latinhas de refrigerante, entre outros. Esses recortes foram colocados em envelopes e distribuídos entre os grupos formados na sala de aula. Foram colocadas 6 cartolinas de cores diferentes com a seguintes frases:
A primeira cartolina está à frase: ATEAR FOGO.
A segunda: ENVIAR PARA O LIXÃO MUNICIPAL.
- A terceira: RECICLAGEM.
- A quarta: COMPOSTAGEM/FORMAÇÃO DE ADUBO.
- A quinta: ENVIO PARA CENTROS DE COLETAGEM (QUE COMPRAM E VENDEM LATINHAS, GARRAFAS ETC).
- A sexta: REUTILIZAÇÃO DENTRO DO PRÓPRIO LAR (OUTRA FINALIDADE).
Cada grupo pegou as figuras, pegou um pedaço de adesivo sobre a mesa e grudou numa das cartolinas, dando um destino ao lixo.
Depois que todos fizeram isso, tirou-se as cartolinas da parede e por detrás de cada uma, tinha uma mensagem de reflexão sobre o DESTINO QUE OS ALUNOS DERAM AO LIXO:
- ATEAR FOGO: opção ruim. Com isso, polui-se o ar.
- ENVIAR PARA O LIXÃO MUNICIPAL: tem certeza que não há reaproveitamento para esse item? Que ele não é reciclável?
- CENTROS DE COLETA OU RECICLAGEM: é mesmo possível reciclar este item? Existe mercado para esse produto reciclado?
- COMPOSTAGEM/FORMAÇÃO DE ADUBO: você tem conhecimento desta técnica de compostagem?
- ENVIO PARA CENTROS DE COLETAGEM: tem certeza que, após deixar o item em um centro de coletagem, estão dando o destino correto pra ele?
- REUTILIZAÇÃO DENTRO DO PRÓPRIO LAR (OUTRA FINALIDADE): isso é possível de ser feito?
Ao final, foram discutidos com os alunos se o destino que eles estavam dando ao lixo estava correto.
RESULTADOS:
Os alunos perceberam que o
destino do lixo é um problema a ser resolvido. Que mesmo ao mandar para a
reciclagem devem procurar saber se está mesmo sendo reciclado tal produto. Eles
perceberam que o lixo tem seu valor econômico, devendo sempre reaproveitar sempre
que possível. E que é importante a reutilização e a reciclagem para a redução do Lixo. Os alunos foram interessados e participativos. Na discussão os alunos deram sugestão e ideias de onde poderia
está sendo reutilizado o lixo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em: <<http://www.ritaalonso.com.br/?p=27447>>. Acesso em 10 de Agosto de 2012.
Muito bom!
ResponderExcluirExcelente dinâmica!
ResponderExcluir