Título: TECNICAS DE ESTUDO SOBRE OS SERES VIVOS,
ENVOLVENDO O LÚDICO
Data
de execução: Março/Abril de 2013
Serie/Turma/Escola: Turmas
de 6º, Unidade Escolar Santa Inês, Teresina - PI
Objetivos:
•
Compreender o conteúdo abordado sobre origem
da vida, teoria da biogênese e abiogênese e características gerais dos seres
vivos;
•
Proporcionar aos alunos construir o seu
conteúdo conceitual participando do jogo “SIGA A TRILHA”, BASEADO NO JOGO LUDO;
•
Entender os conceitos: bióticos e abióticos;
•
Trabalho em grupo;
•
Espírito de liderança;
•
Participação mais ativa na sala de aula.
Material
e Metodologia: Para a prática cada turma foi dividida,
aleatoriamente, em três grupos, com seis participantes cada. Os grupos
receberam como material, um tabuleiro com 50 casas. Para desenvolver a dinâmica
os estudantes precisaram mover os pinos no tabuleiro, utilizando para isso
dados e sequência de perguntas relacionadas aos conteúdos.
Resultados: Houve
um aproveitamento significativo na aula, tendo em vista a melhora do
conhecimento dos alunos sobre o conteúdo e melhor interatividade entre os
alunos e maior participação. No final do jogo cada equipe foi avaliada pelo seu
desempenho, contando pontos para a disciplina, e premiação para todos os
grupos.
Com essa dinâmica de aprendizagem,
constatou-se a necessidade de estudo sistemática de novas estratégias de
inovação para o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de despertar, cada
vez mais, o interesse dos estudantes por essa área do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário