quarta-feira, 26 de junho de 2013

JOGO LUDO PARA O ENSINO DOS SERES VIVOS

Título: TECNICAS DE ESTUDO SOBRE OS SERES VIVOS, ENVOLVENDO O LÚDICO


Data de execução: Março/Abril de 2013

Serie/Turma/Escola: Turmas de 6º, Unidade Escolar Santa Inês, Teresina - PI

Objetivos:
          Compreender o conteúdo abordado sobre origem da vida, teoria da biogênese e abiogênese e características gerais dos seres vivos;
          Proporcionar aos alunos construir o seu conteúdo conceitual participando do jogo “SIGA A TRILHA”, BASEADO NO JOGO LUDO;
          Entender os conceitos: bióticos e abióticos;
          Trabalho em grupo;
          Espírito de liderança;
          Participação mais ativa na sala de aula.


Material e Metodologia: Para a prática cada turma foi dividida, aleatoriamente, em três grupos, com seis participantes cada. Os grupos receberam como material, um tabuleiro com 50 casas. Para desenvolver a dinâmica os estudantes precisaram mover os pinos no tabuleiro, utilizando para isso dados e sequência de perguntas relacionadas aos conteúdos.







Resultados: Houve um aproveitamento significativo na aula, tendo em vista a melhora do conhecimento dos alunos sobre o conteúdo e melhor interatividade entre os alunos e maior participação. No final do jogo cada equipe foi avaliada pelo seu desempenho, contando pontos para a disciplina, e premiação para todos os grupos.

Com essa dinâmica de aprendizagem, constatou-se a necessidade de estudo sistemática de novas estratégias de inovação para o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de despertar, cada vez mais, o interesse dos estudantes por essa área do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário