Título: Propriedades do ar através de experimentos
Data de execução: setembro de 2012
Serie/Turma/Escola: Turmas A e B do 6º Ano (E. Fundamental), Unidade Escolar Santa
Inês, Teresina - PI
Objetivos:
- Enfatizar sobre a existência do ar no
meio;
- Provar as propriedades físicas do ar
(peso, espaço);
- Trabalhar em grupo;
- Desenvolver aptidões científicas como:
- Observar;
- Formular hipóteses;
- Promover experimentos.
Material
e Metodologia: Cada turma foi dividida em três grupos, aleatoriamente. Cada
grupo ficou responsável por desenvolver um experimento com materiais como:
balões, béquer, tubo de ensaio, canudos, tinta guache, fita adesiva, vela,
fósforo, livro e barbante, além de roteiros práticos, comprovando a existência
do ar.
No decorrer das práticas os grupos eram continuamente
instigados a observar, criar hipóteses, experimentar e elaborar conclusões, a
partir da situação problema.
Ao
término, os grupos demonstraram a prática para a classe, explicando como
aconteceu o experimento, baseando-se em perguntas contidas nos roteiros.
Resultados: A divisão aleatória
dos grupos não gerou problema na execução da prática.
Durante a
realização foi perceptível o trabalho em grupo e o desempenho em desenvolver o
projeto por todos os alunos. Como exemplo, um dos grupos que estava com
dificuldades em executar a prática, se reuniram, observaram e chegaram à
conclusão que o problema estava na inclinação do canudo, também, as etapas da
metodologia.
No término das
confecções dos trabalhos cada grupo se dirigiu a frente da sala para explicar à
turma sua prática e a propriedade do ar que ela se aplica.
O desenvolvimento
do trabalho foi positivo a atendendo assim aos objetivos.
Os alunos
participaram e trabalhar em grupo, notando se a capacidade em dividir tarefas
entre eles.
As práticas foram
bem desenvolvidas e explicadas.
=> O presente trabalho será apresentado na 65ª Reunião da SBPC, a ser realizado em julho de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário