quarta-feira, 26 de junho de 2013

PROPRIEDADES DO AR


Título: Propriedades do ar através de experimentos


Data de execução: setembro de 2012

Serie/Turma/Escola: Turmas A e B do 6º Ano (E. Fundamental), Unidade Escolar Santa Inês, Teresina - PI

Objetivos:
  • Enfatizar sobre a existência do ar no meio;
  • Provar as propriedades físicas do ar (peso, espaço);
  • Trabalhar em grupo;
  • Desenvolver aptidões científicas como:
    • Observar;
    • Formular hipóteses;
    • Promover experimentos.

Material e Metodologia: Cada turma foi dividida em três grupos, aleatoriamente. Cada grupo ficou responsável por desenvolver um experimento com materiais como: balões, béquer, tubo de ensaio, canudos, tinta guache, fita adesiva, vela, fósforo, livro e barbante, além de roteiros práticos, comprovando a existência do ar.
No decorrer das práticas os grupos eram continuamente instigados a observar, criar hipóteses, experimentar e elaborar conclusões, a partir da situação problema.



Ao término, os grupos demonstraram a prática para a classe, explicando como aconteceu o experimento, baseando-se em perguntas contidas nos roteiros.






Resultados: A divisão aleatória dos grupos não gerou problema na execução da prática.
Durante a realização foi perceptível o trabalho em grupo e o desempenho em desenvolver o projeto por todos os alunos. Como exemplo, um dos grupos que estava com dificuldades em executar a prática, se reuniram, observaram e chegaram à conclusão que o problema estava na inclinação do canudo, também, as etapas da metodologia.
No término das confecções dos trabalhos cada grupo se dirigiu a frente da sala para explicar à turma sua prática e a propriedade do ar que ela se aplica.
O desenvolvimento do trabalho foi positivo a atendendo assim aos objetivos.
Os alunos participaram e trabalhar em grupo, notando se a capacidade em dividir tarefas entre eles.
As práticas foram bem desenvolvidas e explicadas.

=> O presente trabalho será apresentado na 65ª Reunião da SBPC, a ser realizado em julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário