quarta-feira, 26 de junho de 2013

MAQUETES E OS BIOMA BRASILEIROS

Título: O USO DE MAQUETES PARA O ENSINO DE BIOMAS


Data de execução: 21 e 22 de maio de 2013

Serie/Turma/Escola: Turmas de 6º, Unidade Escolar Santa Inês, Teresina - PI

Objetivos:
  • Conhecer sobre a diversidade dos biomas brasileiros;
  • Desenvolver:
    • A criatividade;
    • A elaboração de modelos representativos;
  • Trabalhar em grupo.

Material e Metodologia: Cada turma foi dividida em quatro grupos. Cada grupo ficou responsável em confeccionar uma maquete que representasse um bioma brasileiro, a escolha dos biomas ficou a critério dos alunos, mas nenhum bioma pôde se repetir. Após a divisão de grupos uma explicação sobre o desenvolvimento do trabalho foi realizada pelas bolsistas, iniciando, então, a confecção das maquetes pelos alunos. Os materiais disponibilizado foram, entre outros: Isopor, cola tinta guache, papeis (EVA, camurça, crepom e cartão), tesoura, fita adesiva e gliter.
.  Ao término das confecções, os grupos se dirigiram ao centro da para a apresentação da maquete, explicando como se caracteriza (fauna, flora, relevo, temperatura, etc.) seu bioma de trabalho.








Resultados: Durante a confecção das maquetes apenas um grupo, de oito, não atenderam ao objetivo de trabalhar em grupo. Dessa forma não conseguiram terminar a maquete no tempo estabelecido de duas aulas (100 minutos). Os demais grupos atenderam ao objetivos, souberam dividir o material, trabalhar no tempo estabelecido e  em grupo. Durante as apresentações cada grupo se dirigiu a frente da sala escolheu um ou mais representante para explicar o trabalho e bioma enquanto os outros expuseram a maquete. Cada grupo focava principalmente na fauna e na flora do seu respectivo bioma. O designer e a variedade de plantas e animais estavam bem trabalhados. As maquetes estavam em um ótimo nível de organização e elaboração, resultado, portanto, de um bom trabalho em grupo e uma notável criatividade atendendo assim aos objetivos.

JOGO LUDO PARA O ENSINO DOS SERES VIVOS

Título: TECNICAS DE ESTUDO SOBRE OS SERES VIVOS, ENVOLVENDO O LÚDICO


Data de execução: Março/Abril de 2013

Serie/Turma/Escola: Turmas de 6º, Unidade Escolar Santa Inês, Teresina - PI

Objetivos:
          Compreender o conteúdo abordado sobre origem da vida, teoria da biogênese e abiogênese e características gerais dos seres vivos;
          Proporcionar aos alunos construir o seu conteúdo conceitual participando do jogo “SIGA A TRILHA”, BASEADO NO JOGO LUDO;
          Entender os conceitos: bióticos e abióticos;
          Trabalho em grupo;
          Espírito de liderança;
          Participação mais ativa na sala de aula.


Material e Metodologia: Para a prática cada turma foi dividida, aleatoriamente, em três grupos, com seis participantes cada. Os grupos receberam como material, um tabuleiro com 50 casas. Para desenvolver a dinâmica os estudantes precisaram mover os pinos no tabuleiro, utilizando para isso dados e sequência de perguntas relacionadas aos conteúdos.







Resultados: Houve um aproveitamento significativo na aula, tendo em vista a melhora do conhecimento dos alunos sobre o conteúdo e melhor interatividade entre os alunos e maior participação. No final do jogo cada equipe foi avaliada pelo seu desempenho, contando pontos para a disciplina, e premiação para todos os grupos.

Com essa dinâmica de aprendizagem, constatou-se a necessidade de estudo sistemática de novas estratégias de inovação para o ensino de Ciências Naturais na perspectiva de despertar, cada vez mais, o interesse dos estudantes por essa área do conhecimento.

PROPRIEDADES DO AR


Título: Propriedades do ar através de experimentos


Data de execução: setembro de 2012

Serie/Turma/Escola: Turmas A e B do 6º Ano (E. Fundamental), Unidade Escolar Santa Inês, Teresina - PI

Objetivos:
  • Enfatizar sobre a existência do ar no meio;
  • Provar as propriedades físicas do ar (peso, espaço);
  • Trabalhar em grupo;
  • Desenvolver aptidões científicas como:
    • Observar;
    • Formular hipóteses;
    • Promover experimentos.

Material e Metodologia: Cada turma foi dividida em três grupos, aleatoriamente. Cada grupo ficou responsável por desenvolver um experimento com materiais como: balões, béquer, tubo de ensaio, canudos, tinta guache, fita adesiva, vela, fósforo, livro e barbante, além de roteiros práticos, comprovando a existência do ar.
No decorrer das práticas os grupos eram continuamente instigados a observar, criar hipóteses, experimentar e elaborar conclusões, a partir da situação problema.



Ao término, os grupos demonstraram a prática para a classe, explicando como aconteceu o experimento, baseando-se em perguntas contidas nos roteiros.






Resultados: A divisão aleatória dos grupos não gerou problema na execução da prática.
Durante a realização foi perceptível o trabalho em grupo e o desempenho em desenvolver o projeto por todos os alunos. Como exemplo, um dos grupos que estava com dificuldades em executar a prática, se reuniram, observaram e chegaram à conclusão que o problema estava na inclinação do canudo, também, as etapas da metodologia.
No término das confecções dos trabalhos cada grupo se dirigiu a frente da sala para explicar à turma sua prática e a propriedade do ar que ela se aplica.
O desenvolvimento do trabalho foi positivo a atendendo assim aos objetivos.
Os alunos participaram e trabalhar em grupo, notando se a capacidade em dividir tarefas entre eles.
As práticas foram bem desenvolvidas e explicadas.

=> O presente trabalho será apresentado na 65ª Reunião da SBPC, a ser realizado em julho de 2013

Filme como ferramenta de didática (Wall-e)


Título: Filme Wall-e. Uma alternativa metodológica para o ensino de ciências. Um Relato de experiência em Teresina PI.

Data de execução: Novembro de 2011

Serie/Turma/Escola: A experiência foi realizada em 04 (quatro) turmas totalizando cem (100) estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, da Unidade Escolar Maria do Carmo Reverdosa da Cruz, Teresinam, PI.

Objetivos:
  • Conscientização da problemática do lixo;
  • Trabalho em equipe;
  • Trabalhos de contextualização conteúdo/filme:
    • Ano luz;
    • Tecnologia;
    • Ar;
    • Insetos;
    • Fotossíntese;
    • Cadeia alimentar;
    • Obesidade;
    • Acúmulo de lixo;
    • Plantas X Respiração
Material e Metodologia: O projeto Wall-E foi divulgado junto ao corpo técnico, docente e discente da escola em pauta, para estreitar as relações com os docentes e discentes.
A partir de então, estabeleceu-se o plano de atividades metodológicas direcionando o ensino de ciências sob a orientação dos bolsistas de biologia da UESPI e a colaboração dos docentes da unidade escolar supracitada. Como atividade inicial para os estudantes que serviu de subsídio para atividades subsequentes, destaca-se a exibição do filme Wall-E que trata da problemática “lixo”.
Para melhor aproveitamento na aprendizagem dos referidos alunos, distribuiu-se de forma aleatória cartões de cores vaidades, visando evitar conversas paralelas. 







O percurso seguinte do projeto foi o planejamento sistemático, em reuniões, das atividades de leituras, reflexões teóricas pelos bolsistas e docentes e execução pelos estudantes de pesquisas em livros, revistas e internet para produção de cartazes em grupos sobre temáticas de acordo com a série: ano luz, tecnologia, ar, baratas, fotossíntese, cadeia alimentar, obesidade, acúmulo de lixo e plantas X respiração, utilizando materiais como cartolinas, revistas, pinceis, papeis, tesouras, entre outras. A finalização deste projeto culminou com a apresentação oral dos cartazes produzidos e expostos no pátio da escola.





Resultados: Os resultados dos estudos das leituras, discussão e produção realizados evidenciaram que as alternativas metodológicas aplicadas no ambiente escolar contribuíram para dinamizar as aulas de ciência do 6º ao 9º ano da Unidade Escolar Mº do Carmo Reverdosa da Cruz. Observou-se que no desenvolvimento das atividades, propiciou a manifestação e seu posicionamento próprio e favorecendo a comunicação com o grupo e o trabalho em equipe e por um aprendendo por meio de sua própria experiência.


Link para o resumo publicado na 64ª Reunião do SBPC, 2012