Data
de execução: 06 de maio de 2014
Serie/Turma/Escola: Turma de 6º ano, turno tarde, Unidade Escolar
Dom Severino, Teresina – PI
Objetivos:
- Demonstrar a permeabilidade e a porosidade de cada tipo de solo;
- Observar o comportamento da água nos diferentes tipos de solos, além de analisar as principais características da argila, da areia e do húmus.
Material:
- 3 garrafas pets vazias transparentes;
- Algodão;
- Amostras de solo arenoso, humífero e argiloso;
- Água.
Metodologia: A turma foi chamada até a mesa do professor onde seria montado o experimento, foram colocadas as 3 garrafas pets em cima da mesa e fomos pedindo ajuda dos alunos para que eles participassem da prática e conseguissem compreender o assunto abordado. Primeiro foi feita a identificação nas garrafas e colocado o algodão no fundo do funil, depois foram colocadas as amostras dos solos em cada funil conforme a identificação, e por último foi adicionada água em cada amostra para que os alunos observassem o que acontecia com cada amostra de solo.
Resultados: Houve participação ativa dos alunos, todos participaram da montagem do experimento e os alunos fizeram várias perguntas sobre o assunto. No final da aula foi feito um questionário a respeito da prática, e os alunos responderam que haviam gostado da aula e que conseguiram compreender o assunto.
Figura 1: Observação da passagem da água nos diferentes tipos de solo. |
Conclusão: Concluiu-se que a prática motivou e despertou o interesse nos alunos pelo assunto abordado e esse foi melhor compreendido.
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