DATA DE EXECUÇÃO: 26/10/2011
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 6º ANO "A" E "B" DA UNIDADE ESCOLAR SANTA INÊS
JUSTIFICATIVA:
Permitir aos alunos observarem na prática as propriedades do ar, através de uma aula dinâmica que atraísse e envolvesse sua atenção. Além de estimular o raciocínio para uma melhor aprendizagem do conteúdo.
OBJETIVO:
Compreender o ar e suas propriedades através de experimentos práticos, estimulando a observação e ao raciocínio para uma melhor aprendizagem.
MATERIAIS:
- Vela
- Seringa
- 1 copo transparente
- 3 potes transparentes de diferentes tamanhos
- Algodão
- Recipiente com água
- Uma haste feita com cano PVC
- Balões
- Garrafa de plástico
- Rolha
METODOLOGIA:
Os alunos foram divididos em 5 grupos e cada grupo recebeu um roteiro da prática pela qual ficou responsável em realizar. As práticas realizadas foram denominadas: o ar tem peso, a garrafa que encolhe, o ar comprime-se, o ar existe e o ar e a combustão. Os grupos leram o seu roteiro, realizaram os experimentos e responderam o questionamento contido no roteiro. Depois que todos os grupos terminaram as experiências, os alunos fizeram um circulo e um grupo de cada vez repetiu a prática para os outros alunos e explicou-a.
RESULTADO:
A prática teve um resultado satisfatório, pois ajudaram aos alunos a compreender o ar e suas propriedades onde se constatou o interesse, participação e o envolvimento dos alunos na realização dos experimentos, ressaltando-se o grande interesse que eles demonstraram em se expressar durante a realização e explicação de sua prática.
Figura 1: grupo da prática o ar existe |
Figura 2: grupo da prática o ar tem peso |
Figura 3: grupo da prática a garrafa que encolhe |
Figura 4: grupo da prática o ar comprime-se |
![]() |
Figura 5: grupo da experiência o ar e a combustão |
Figura 6: grupo da prática o ar existe |
Nenhum comentário:
Postar um comentário