quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fungos em crescimento










TÍTULO DA PRÁTICA: FUNGOS EM CRESCIMENTO
DATA DE EXECUÇÃO : 8 A 15 DE NOVEMBRO DE 2012
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 7º ANO “TARDE” UNIDADE ESCOLAR MARIA DO CARMO REVERDOSA

JUSTIFICATIVA
Este trabalho trata da temática do ensino de Microbiologia sem ter um laboratório que possa contribuir para o ensino-aprendizagem do aluno. Relatando experimentos que podem ser realizados mesmo sem o uso do microscópio para visualizar os microrganismos. Mostrando que é de suma importância que professores adotem estratégias de ensino que colaborem para o processo de aprendizagem do discente.

OBJETIVOS
Este trabalho teve como objetivo entender essas dificuldades, assim como, demonstrar a possibilidade de realizar práticas microbiológicas, através de experiências com materiais alternativos.
MATERIAL
§  Caneta
§  Filme plástico de PVC para vedação
§  Leite
§  Mingau de amido de milho
§  4 copos plásticos
§  4 etiquetas adesivas

PROCEDIMENTOS:
ü  O mingau deve ser feito conforme as ilustrações contidas na embalagem de amido de milho.
ü  Etiquete os 4 copos com as letras A, B, C e D.
ü  No copo A, coloque uma colher do mingau ainda quente e vede-o imediatamente com o filme plástico.
ü  No copo B, coloque uma colher de mingau, mas, desta vez, deixe-o esfriar antes de vedá-lo com o filme plástico.
ü  No copo C, coloque uma colher de mingau e espere esfriar. Não tampe e guarde-o na geladeira.
ü  No copo D, coloque uma colher de mingau e deixe-o destampado e fora da geladeira.
 
RESULTADOS
 
Através do uso de materiais alternativos para realizar aulas na ausência de um laboratório, mostrou-se bastante eficiente, visto que a atividade funcionou como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos e de ensino-aprendizagem dos alunos, pois proporciona um envolvimento dos alunos facilitando a fixação do conteúdo, uma vez que na realidade escolar as atividades lúdicas e a existência de um laboratório de Ciências são pouco frequentes ou até mesmo ausentes, embora permaneça a crença dos professores de que, por meio destes, pode se transformar o ensino de Ciências.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário