TÍTULO
DA PRÁTICA: FUNGOS EM CRESCIMENTO
DATA DE EXECUÇÃO : 8 A 15 DE NOVEMBRO DE 2012
DATA DE EXECUÇÃO : 8 A 15 DE NOVEMBRO DE 2012
SÉRIE/TURMA/ESCOLA:
7º
ANO “TARDE” UNIDADE ESCOLAR MARIA DO CARMO REVERDOSA
JUSTIFICATIVA
JUSTIFICATIVA
Este
trabalho trata da temática do ensino de Microbiologia sem ter um laboratório
que possa contribuir para o ensino-aprendizagem do aluno. Relatando
experimentos que podem ser realizados mesmo sem o uso do microscópio para
visualizar os microrganismos. Mostrando que é de suma importância que
professores adotem estratégias de ensino que colaborem para o processo de
aprendizagem do discente.
OBJETIVOS
OBJETIVOS
Este trabalho teve como objetivo entender essas dificuldades,
assim como, demonstrar a possibilidade de realizar práticas microbiológicas,
através de experiências com materiais alternativos.
MATERIAL
§ Caneta
§ Filme
plástico de PVC para vedação
§ Leite
§ Mingau
de amido de milho
§ 4
copos plásticos
§ 4
etiquetas adesivas
PROCEDIMENTOS:
ü O
mingau deve ser feito conforme as ilustrações contidas na embalagem de amido de
milho.
ü Etiquete
os 4 copos com as letras A, B, C e D.
ü No
copo A, coloque uma colher do mingau
ainda quente e vede-o imediatamente com o filme plástico.
ü No
copo B, coloque uma colher de
mingau, mas, desta vez, deixe-o esfriar antes de vedá-lo com o filme plástico.
ü No
copo C, coloque uma colher de mingau
e espere esfriar. Não tampe e guarde-o na geladeira.
ü No
copo D, coloque uma colher de mingau
e deixe-o destampado e fora da geladeira.
RESULTADOS
Através do
uso de materiais alternativos para realizar aulas na ausência de um laboratório,
mostrou-se bastante eficiente, visto que a atividade funcionou como um poderoso
catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos e de
ensino-aprendizagem dos alunos, pois proporciona um envolvimento dos alunos
facilitando a fixação do conteúdo, uma vez que na realidade escolar as
atividades lúdicas e a existência de um laboratório de Ciências são pouco
frequentes ou até mesmo ausentes, embora permaneça a crença dos professores de
que, por meio destes, pode se transformar o ensino de Ciências.
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