quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GINCANA DO SABER


TÍTULO DA PRÁTICA:  GINCANA DO SABER

DATA DE EXECUÇÃO: SETEMBRO/2011

SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 7º ANO DA UNIDADE ESCOLAR SANTA INÊS - TARDE

  • JUSTIFICATIVA:
             Desenvolver uma atividade prática com o intuito de aprofundar e dimensionar a forma como o conhecimento chega até os alunos. Estimular a busca, a ação, o pensar a atitude perante a busca do conhecimento. Tornar o aprendizado da sala de aula algo divertido e prático.

  • OBJETIVO
- Associar brincadeiras e conhecimento;
- Despertar o interesse dos alunos para o aprendizado;
- Promover o divertimento sem perder o principal objetivo: aprender.

·         METODOLOGIA
A gincana aconteceu na primeira aula, começando ás 13h00min, no pátio da escola. A turma foi dividida em quatro equipes e nomeada pelos integrantes:
·         Os molipódes;
·         Los artrópodes;
·         As besourinhas loucas;
·         Os sanguessugas;
A gincana se deu em quatro provas, a primeira delas foi pedida para cada grupo se apresentar e dizer seu grito de guerra.
A segunda prova foi a ‘’Que bicho sou eu’’, o objetivo dessa prova era a equipe adivinhar que animal estava sendo dito por um dos coordenadores de acordo com suas características didáticas e taxonômicas. Quem acertasse na primeira característica ganharia 4 pontos, na terceira 3 pontos, na segunda 2 pontos e na terceira 1 ponto. E assim sucederam-se os quatros animais selecionados.
A terceira prova foi a ‘’’caça bicho’’. Cada grupo deveria selecionar um integrante de sua equipe para a realização da prova. Cada um teria dois minutos para procurar nomes de animais dentro de uma caixa e colocar em outra caixa conforme sua classificação: artrópodes, moluscos e anelídeos. A contagem de pontos se dava de acordo com o número de animais coletados e corretamente classificados.
Na quarta e última prova foi dado uma cartolina para cada grupo, para com esta, eles realizassem um desenho levando em contas os filos em questão. Foi escolhido um animal para cada equipe e estes deveriam desenhar de acordo com suas características mais marcantes e explicar para os demais grupos. No final todos os desenhos valeram 5 pontos.
Ao final da prova a equipe vencedora que foi As besourinhas, recebeu como prêmio estojo com lápis, borracha, caneta. A turma toda foi presenteada com chocolates.

     RESULTADO: 
Pode-se observar com a aplicação da gincana, que todos os alunos sem exceção participaram da atividade. Toda a turma estava empenhada em ganhar e até os alunos com mais dificuldade em sala de aula se mostraram empolgados com a dinâmica da aula fora da sala. A professora de ciências pode acompanhar também o nível de aprendizado dos alunos e testar se o que tinha sido dado em sala de aula estava sendo colocado em prática por eles. Os alunos mostraram-se mais empolgados com as aulas de ciências, pois ficaram ansiosos para a próxima atividade. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário