TÍTULO DA PRÁTICA: GINCANA DO SABER
DATA DE EXECUÇÃO: SETEMBRO/2011
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 7º ANO DA UNIDADE ESCOLAR SANTA INÊS - TARDE
DATA DE EXECUÇÃO: SETEMBRO/2011
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 7º ANO DA UNIDADE ESCOLAR SANTA INÊS - TARDE
- JUSTIFICATIVA:
- OBJETIVO:
- Despertar o interesse dos alunos para o aprendizado;
- Promover o divertimento sem perder o principal objetivo: aprender.
·
METODOLOGIA:
A gincana aconteceu na primeira aula,
começando ás 13h00min, no pátio da escola. A turma foi dividida em quatro
equipes e nomeada pelos integrantes:
·
Os molipódes;
·
Los
artrópodes;
·
As
besourinhas loucas;
·
Os
sanguessugas;
A gincana se deu em quatro provas, a primeira
delas foi pedida para cada grupo se apresentar e dizer seu grito de guerra.
A segunda prova foi a ‘’Que bicho sou eu’’, o
objetivo dessa prova era a equipe adivinhar que animal estava sendo dito por um
dos coordenadores de acordo com suas características didáticas e taxonômicas.
Quem acertasse na primeira característica ganharia 4 pontos, na terceira 3
pontos, na segunda 2 pontos e na terceira 1 ponto. E assim sucederam-se os
quatros animais selecionados.
A terceira prova foi a ‘’’caça bicho’’. Cada
grupo deveria selecionar um integrante de sua equipe para a realização da
prova. Cada um teria dois minutos para procurar nomes de animais dentro de uma
caixa e colocar em outra caixa conforme sua classificação: artrópodes, moluscos
e anelídeos. A contagem de pontos se dava de acordo com o número de animais coletados
e corretamente classificados.
Na quarta e última prova foi dado uma
cartolina para cada grupo, para com esta, eles realizassem um desenho levando
em contas os filos em questão. Foi escolhido um animal para cada equipe e estes
deveriam desenhar de acordo com suas características mais marcantes e explicar
para os demais grupos. No final todos os desenhos valeram 5 pontos.
Ao final da prova a equipe vencedora que foi As
besourinhas, recebeu como prêmio estojo com lápis, borracha, caneta. A turma
toda foi presenteada com chocolates.
RESULTADO:
Pode-se observar com a aplicação da gincana, que todos os alunos sem exceção participaram da atividade. Toda a turma estava empenhada em ganhar e até os alunos com mais dificuldade em sala de aula se mostraram empolgados com a dinâmica da aula fora da sala. A professora de ciências pode acompanhar também o nível de aprendizado dos alunos e testar se o que tinha sido dado em sala de aula estava sendo colocado em prática por eles. Os alunos mostraram-se mais empolgados com as aulas de ciências, pois ficaram ansiosos para a próxima atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário