quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PRESA E PREDADOR

 
TÍTULO DA PRÁTICA: DRAMATIZAÇÃO – PRESA E PREDADOR

DATA DE EXECUÇÃO: 05 DE JUNHO DE 2012.

 
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 6º ANO “A E B TARDE” UNIDADE ESCOLAR SANTA INÊS
 
JUSTIFICATIVA

O lúdico pode ser utilizado como promotor da aprendizagem nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Neste sentido, ele se constitui em um importante recurso para o professor desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos, e a atender as características da adolescência (CAMPOS, 2008).

A ludicidade na educação transforma o ensino de sala de aula em algo mais atrativo e motivador, fazendo da aprendizagem um processo interessante e divertido. Essa transformação é de fundamental importância, pois interfere diretamente no resultado do processo de aprendizagem.

 

OBJETIVOS

v  Compreender os conceitos de cadeia alimentar e de teia alimentar;

v  Identificar os seres produtores e consumidores em um ecossistema;

v  Relacionar o processo de fotossíntese com a produção de alimento pelos produtores;

v  Entender a importância dos decompositores.

 

MATERIAIS

  • Para identificação dos componentes do grupo, ou seja, quem seria planta, preá ou jaguatirica, seria interessante, portanto, que fosse utilizado algum sistema de individualização, tal como fitas de cores diferentes para serem amarradas na cabeça ou nos pulso de cada um. As fitas devem ter no mínimo três cores, de tal forma que cada cor represente um elo da cadeia. Também é importante que o número de fitas de cada cor deve ser superior ao número de integrantes do jogo. Qualquer outro material pode ser utilizado, desde que seja viável para o jogo.

  • Um apito. É claro que poderá ser substituído pelo próprio assobio, dependendo de quem comandar a atividade.

  • Além das fitas, será necessária a utilização de uma tabela para acompanhar o desenvolvimento do jogo.

 

DESENVOLVIMENTO DO TEMA

Esta atividade é para ser realizada com um grupo de no mínimo 20 pessoas (alunos), em ambiente que tenha espaço físico suficiente para movimentação de todos, tal como uma quadra de futebol, ou o próprio pátio da escola.

Esta atividade consiste de uma representação de uma possível cadeia alimentar, envolvendo 3 (três) componentes: A - plantas (produtores), B - preás (consumidores primários) e C - jaguatiricas (consumidores secundários).

 

RESULTADOS

Constata-se que o lúdico foi de extrema importância para tratar o tema sobre Cadeia alimentar, ao mesmo tempo em que os alunos se divertiam, estavam aprendendo, pois permitiu aos discentes uma melhor compreensão sobre as relações ecológicas mantidas entre os seres vivos e sua a importância para o meio ambiente, assim como a função dos decompositores no ambiente.

 
 
 
 
 
 






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Disponível em: < http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html> acesso em 26 maio  2012.

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