TÍTULO DA PRÁTICA: BINGO DE CIÊNCIAS
DATA DE EXECUÇÃO: 09/11/2011
SÉRIE/TURMA/ESCOLA: 6º ANO “A” E “B” DA UNIDADE ESCOLAR SANTA INÊS
JUSTIFICATIVA:
Entende-se como atividade lúdica didática a incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na prática pedagógica. A utilização de jogos didáticos como atividade lúdica, podem facilitar o processo educativo, tornando-se desafiante e prazeroso. Com a proposta de aprender de uma forma mais interativa e divertida, os alunos tornam-se mais entusiasmados, resultando em um aprendizado significativo. O jogo é recurso didático educativo que pode ser utilizado em distintos momentos como na apresentação de um conteúdo, avaliação de conteúdos já trabalhados, síntese de conceitos importantes, entre outros (Cunha, 2004).
OBJETIVO:
Verificar a aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo abordado, induzindo ao raciocínio e consequentemente, a construção do conhecimento, além de estimular a inserção de novas metodologias no ambiente escolar que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem.
MATERIAIS:
Cartelas de bingo confeccionadas com papel cartão
METODOLOGIA:
Para a confecção das cartelas elaborou-se 50 perguntas referentes à unidade o ar e o meio ambiente: cap. 16 (atmosfera a camada gasosa que envolve a terra), 17 (a composição do ar) e 18 (propriedades do ar) do livro de Ciências: o meio ambiente de Carlos Barros e Wilson Paulino. As questões foram revisadas pela Profª Elineide (Supervisora). Das 50 questões foram escolhidas 40 questões para compor o bingo. Para a composição da sequência de cada cartela colocou-se quarenta pedaços de papel devidamente numerado de 1 a 40 que correspondia às questões. Tirou-se 8 papéis aleatoriamente desses 40. Então, colocou-se as 8 respostas dessas perguntas sorteadas na cartela do bingo, e repetiu-se o mesmo procedimento para as 38 cartelas. Para a impressão das cartelas utilizou-se papel cartão.
Na aplicação do jogo, primeiramente, disse-se as regras do jogo. Logo em seguida embaralhou-se as cartelas que estavam numeradas de 01 a 38 e distribuídas aleatoriamente, uma cartela para cada aluno. As pedras eram tiradas uma a uma do globo. Em cada bola sorteada falava-se a pergunta referente à bola e quem tivesse a resposta da pergunta colocaria o número da pergunta no quadrado da resposta que julgava correta na cartela e assim sucessivamente até sair o ganhador. Escreveu-se todas as bolas chamadas no quadro.
![]() |
Modelo da Cartela |
RESULTADO:
A utilização de jogos didáticos traz inúmeras vantagens à aprendizagem dos alunos, facilita a assimilação dos conteúdos e favorece a fixação de conhecimentos. Percebeu-se que os alunos desencadeiam uma descontração na sala de aula. Demonstraram-se atenciosos durante toda a realização do bingo, portanto o bingo de ciências foi satisfatório, pois desenvolveu um ambiente propício a aprendizagem onde se constatou o interesse e envolvimento dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CUNHA, M. B. Jogos de Química: Desenvolvendo habilidades e socializando o grupo. Eneq 028- 2004.
BINGO DE CIÊNCIAS. Disponível em: <<http://omelhordabiologia.blogspot.com.br/2010/02/bingo-de-ciencias-para-6-ano-ensino.html>>. Acesso em: 02/10/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário